Charitas-Cafubá chega a 25 milhões de travessias

 

Média histórica é de 1,2 milhão de veículos por mês

 

Enquanto espocavam fogos de reveilon na orla de Icaraí, o túnel Charitas-Cafubá chegava em 2019 com 25 milhões de travessias realizadas em seus 20 meses de operação, em suas duas galerias. A média histórica é de 1,2 milhão de travessias por mês, 41,5 mil por dia.

 

A NitTtrans mantêm no Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel três reboques, e os agentes e operadores de trânsito que operam esta base socorrem em média dois veículos por dia. Os casos mais recorrentes são falhas mecânicas e elétricas. Os veículos que param nas galerias são imediatamente removidos pelos reboques até o estacionamento do CCO na saída do túnel, no sentido Cafubá.

 

Ciclos de frequência

 

No primeiro trimestre de operação, o túnel foi cruzado por 2,3 milhões de veículos, média de 25,5 mil por dia, com picos de 30 mil. No segundo trimestre o volume aumentou para 34 mil veículos por dia, em média, com picos de 40 mil, somando à conta os 3 milhões de automóveis que circularam pelo túnel em agosto, setembro e outubro. Em novembro e dezembro a média do segundo semestre se manteve, com mais dois milhões de veículos transitando pela via.

 

Entre janeiro e abril de 2018, com a consolidação do trajeto, somado ao fim das interdições por conta das obras da Transoceânica e a chegada da alta temporada de praias, o movimento médio no túnel chegou à marca média de 1,6 milhão de travessias por mês, 53 mil por dia. Entre maio e outubro, o fluxo se equilibrou em 1,2 milhão de veículos por mês, em média. No fechamento de 2018, mais 2,5 milhões de veículos atravessaram o túnel, fechando o ano em 25 milhões de travessias acumuladas em 20 meses.

FOTO DE LEONARDO SIMPLÍCIO/PREFEITURA DE NITERÓI

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.