top of page

Travessia Segura na Escola Municipal Anísio Teixeira.

 

Em São Domingos, funciona há um ano a Escola Municipal Anísio Teixeira (homenagem a um dos maiores educadores brasileiros) dividindo o terreno com o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, o IEPIC, colégio estadual de tradição em Niterói.  Na quinta-feira, dois de julho, a Escola Municipal Anísio Teixeira recebeu a visita do Departamento Educacional da NitTrans. 

 

A professora Carmem Martins, diretora-adjunta, fala que a instituição tem 210 alunos em período integral de seis a doze anos.  Há 16 alunos especiais: cadeirantes, portadores de deficiência mental e outras limitações.  Todos integrados nas turmas.

 

Há espaços para aulas de informática, artes plásticas e também se ensina idiomas como francês e inglês.  A diretora conta que a evasão escolar é mínima e já recebeu alunos de outros países como Paraguai.

 

Na sala reservada para a palestra do agente virtual Mateus, chama a atenção um poema de Ferreira Gular escrito na parede: “Uma parte de mim é só vertigem. Outra parte, linguagem.”

 

As crianças mostram interesse por questões como o uso do cinto de segurança, a cadeirinha no banco de trás e o comportamento no transporte coletivo.  Iasmim, seis anos, diz que viaja com a cabeça para fora do ônibus mas, ao ser alertada para o perigo de tal atitude, revela que só faz isso em sonho.

 

Lucas, nove anos, definiu a diferença entre ciclovia e ciclofaixa, coisa que muito adulto desconhece.  A ciclovia é separada fisicamente por muros ou grades ou segregadores (blocos de concreto fixados no chão) e a ciclofaixa é pintada no piso da via sem a separação física. 

 

A professora Luciana – que se apresentou como ciclista – quis saber o motivo de não se fazer mais ciclovias do que ciclofaixas e foi informada de que os projetos são implantados de acordo com a viabilidade apresentada pelos espaços nas ruas. 

 

Para as diversas turmas da Escola Municipal Anísio Teixeira, durante manhã e tarde, o Departamento Educacional apresentou vídeos, músicas e performances do agente Mateus cujo sinalizador iluminado encantou as plateias.

 

bottom of page