top of page

NitTrans participa da Smart City Expo Curitiba 2023

Amanda.jpg

O evento reuniu soluções inteligentes em mobilidade para as cidades do Brasil

A prefeitura de Niterói participou entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24) da Smart City Expo Curitiba 2023, maior evento sobre cidades inteligentes e soluções urbanas do país. Equipes de diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo a NitTrans, prestigiaram o evento que contou com fóruns, painéis e visitas técnicas. A Diretora de Planejamento de Transporte e Trânsito e Infraestrutura Viária da NitTrans, Amanda Machado, representou a empresa nesta edição que tem como foco questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e sustentabilidade, como transporte, infraestrutura e espaços públicos.

A Diretora de Planejamento de Transporte e Trânsito e Infraestrutura Viária da NitTrans participou de algumas visitas técnicas por Curitiba. Na visita, Amanda visitou o Terminal do Cabral e conheceu o sistema de transporte público da cidade de Curitiba, um dos mais eficientes do Brasil, e a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), referência em planejamento urbano e desenvolvimento sustentável.

A representante da NitTrans também também visitou a Muralha Digital, Plataforma de segurança pública gestão de tráfego, localizada dentro do ICI - Instituto das Cidades Inteligentes. A Diretora explica que esta visita foi um momento de troca muito grande, considerando que Niterói tem um Centro de Controle Operacional, focado em mobilidade, que funciona dentro do Centro Integrado de Segurança Pública.

"Niteroi é a oitava cidade mais inteligente do país segundo o ranking do Smart City Connected. Como gestora do CCO Mobilidade, que integra mais de 30 câmeras de monitoramento de vias, 170 câmeras de contagem e laço virtual, 18 PMVs e 80 km de rede de fibra óptica, além dos cruzamentos com semáforos inteligentes, a  presença da NitTrans nesse evento é uma ação necessária para que a cidade de Niterói possa se manter atualizada do que há de mais inovador no mercado. A feira contou com diversos stands e ao longo dos 3 dias de evento pude ouvir palestras muito interessantes, especialmente na área de mobilidade e planejamento urbano", disse Amanda. 

bottom of page