- Leandro Karnal encerra ciclo de palestras da Semana Nacional de Trânsito

 

 

        No auditório do Tio Sam, em Camboinhas, sábado (24/09), Leandro Karnal, um dos mais conceituados historiadores do Brasil, falou sobre o tema “A Liquidez do Mundo e a Ética das Relações Humanas com o Trânsito e Meio Ambiente”.

 

        Karnal disse que tinha pessimismo em relação às Olimpíadas no Rio mas se surpreendeu positivamente.  Por isso, sugere mais otimismo no Brasil de hoje.  Aliás, ao ver jovens querendo mudar o país, Leandro Karnal se torna mais confiante e prossegue as palestras com a missão de ajudar nessa mudança.

 

        O palestrante assinalou que trânsito é ruim por causa das pessoas e cada um tem de ser a mudança que deseja no mundo.  O pensamento tem de ser amplo mas as atitudes individuais.  Isto é, pensar no planeta é importante mas a transformação da realidade negativa parte de cada indivíduo.

 

        No trânsito todo mundo é igual e as pessoas não admitem a igualdade.  Uma pesquisa mostrou que os motoristas de carros potentes são os que mais cometem infrações porque, através da máquina, se sentem superiores.  O trânsito se tornou lugar de ressentimentos.  Por isso, leis mais duras devem ser desenvolvidas e a Educação no Trânsito deve estar nas escolas.

 

        Leandro Karnal lembrou uma pesquisa na qual ficar sem conexão é um dos medos atuais. Essa é a razão pela qual o uso do celular enquanto se dirige o automóvel virou causa de tantos acidentes.

 

        Várias vezes aplaudido, Leandro Karnal encerrou a palestra se proclamando otimista e esperando um Brasil menos racista, mais respeitoso com as mulheres e mais ético.  Com tudo isso, teremos um trânsito menos violento.

 

        No domingo, um passeio ciclístico encerrou a Semana Nacional de Trânsito.  O giro foi feito pela orla e teve uma parada estratégica na subida do Museu de Arte Contemporânea (MAC) para que os ciclistas apreciassem a vista, e foi finalizado em Charitas.

 

"O passeio ciclístico tem tudo a ver com o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, pois ajuda a mostrar formas sustentáveis de se locomover pela cidade, unindo mobilidade, atividade física, cultura e turismo", disse Isabela Ledo, do programa Niterói de Bicicleta.

 

        A Semana Nacional de Trânsito foi um sucesso e, segundo o cel. Paulo Afonso Cunha, uma iniciativa capaz da transformação que o Trânsito necessita.  “O nosso objetivo é zerar os acidentes de trânsito. Mesmo objetivo dos alemães.   Pode até parecer um resultado inalcançável mas é o ideal para se ter um Trânsito civilizado. Com confiança, trabalho e esperança.  Um dia, chegaremos lá.”, finalizou o presidente da NitTrans.

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Leandro Karnal

ciclistas.jpg

ciclistas.jpg

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.