NITTRANS na Colônia de Férias da Marinha

 

A Colônia de férias da Marinha, localizada na Ilha das Flores, recebeu nesta quarta-feira (13/01), a pedido da Primeiro-Tenente Priscila Fontoura da Silva, a equipe do Departamento de Educação da NITTRANS para uma conversa sobre o trânsito

 

A professora Priscilla Rocha, chefe do Departamento de Educação, ministrou a palestra para aproximadamente 60 crianças entre cinco e doze anos. Na palestra, foram discutidos temas como a importância do uso do cinto de segurança também no banco de trás do carro, a idade mínima para a criança viajar no banco da frente, que é de 10 anos, a idade mínima para a criança andar na garupa da moto, o uso do capacete, etc. Através do lúdico, as animadas e participativas crianças da Colônia aprenderam e compartilharam suas experiências.

 

Foi exibido um curto filme sobre travessia segura que gerou discussões animadas acerca do uso da faixa de pedestres e da importância de se observar os semáforos para a travessia. As crianças estavam empolgadas em demonstrar seus conhecimentos sobre o significado das cores dos sinais para carros e para pedestres.

 

A palestra foi além abordando temas como o uso de bicicletas, ciclovias e ciclofaixas, para cada tema se tocava uma música, e a conduta do homem enquanto pedestre e motorista, tema desenvolvido por um desenho animado.

 

A operadora de trânsito Adeilde Silva Ferreira participou do evento falando sobre o Art. 89, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da prevalência dos sinais do agente sobre quaisquer outros sinais. A operadora demonstrou os gestos e os silvos dos apitos, explicando o significado deles.

 

Ao final do evento, as crianças receberam material educativo impresso da NITTRANS e fizeram perguntas sobre os temas discutidos. O menino Marcelo, de 9 anos, perguntou se era permitido andar de bicicleta na calçada, porque ele vê que “todo mundo anda”. As crianças foram orientadas de que esta conduta é errada e que o ciclista deve usar a ciclovia (ou ciclofaixa) ou, caso não haja ciclovia, usar o lado direito da via, junto ao meio fio.

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.