O uso do Apito

 

 

Na sala de aula da NitTrans, o presidente Paulo Afonso Cunha fez uma palestra a qual compareceram agentes, operadores, supervisores ecoordenadores, profissionais responsáveis diretamente pelo trânsito.

 

O presidente da NitTrans elogiou o trabalho que está garantindo a fluidez nas vias de Niterói cuja visibilidade a população reconhece e, às vezes, critica pelo excesso. Na Roberto Silveira com Lopes Trovão, no Triângulo (entroncamento da Miguel de Frias, Dr. Paulo César e Marquês do Paraná) e na Praia de Icaraí com Praça Getúlio Vargas, três pontos cruciais para a organização do trânsito, há moradores reclamando da sonoridade dos apitos.

 

O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 89, dá aos gestos e sinalização sonora (apito) do agente prevalência sobre os sinais. Portanto, a sonoridade é legítima para a garantia na orientação a motoristas e pedestres. No entanto, atendendo ao apelo de uma parcela da população, o presidente recomendou o uso moderado desse instrumento. Isso porque, a NitTrans segue rigorosamente a orientação da lei que dá prioridade à vida e ao bem estar das pessoas. O trabalho da NitTrans se baseia nesse princípio investindo na Educação, na orientação e no esforço Público. Repressão, autuações e remoções com reboque são importantes porque mostram a presença da autoridade mas a humanização do trânsito é o objetivo maior. Com essa filosofia, a NitTrans conseguiu reduzir pelo terceiro ano consecutivo o índice de acidentes em Niterói em quase oitenta por cento.

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.