Palestras na Oceaneering

 

     Na terça-feira, 19/01, a NITTRANS esteve na empresa de petróleo e gás Oceaneering, na Ilha da Conceição, participando da campanha “Segurança no Trânsito” promovida pela CIPA (Comissão Interna de Prevenções de Acidentes)

 

     A professora Priscila Rocha, chefe do departamento de Educação para o Trânsito na NITTRANS, apresentou quatro palestras, nos turnos da manhã, tarde e noite, nas quais alertou para a importância do tema, isto porque o trânsito atualmente mata mais de um milhão de pessoas por ano no mundo. Daí a importância da segurança no trânsito que está sendo tratada como questão de saúde pública.

 

     Nas palestras, a professora destacou os seguintes tópicos: uso do cinto de segurança, da cadeirinha para crianças nos carros e do celular como principal causa de acidentes; travessia segura (a importância de atravessar na faixa de pedestres e na passarela) e a importância do capacete para motociclistas, ilustrando os temas com fotos e vídeos.

 

       Considerando que a segunda faixa etária que mais morre no trânsito é de 05 a 14 anos, sendo a primeira de 14 a 29 anos, a palestrante enfatizou questões importantes para a segurança das crianças, como o fato de que crianças até 10 anos não devem viajar no banco da frente dos carros e que devem sempre usar o cinto, mesmo que no banco de trás, ou a cadeirinha, se forem pequenas. Além disso, a propósito das motocicletas, pontuou que a idade mínima para crianças andarem nesses veículos é de 7 anos, caso a motocicleta seja adaptada para que alcancem a pedaleira, ou 10 anos, caso a motocicleta não seja adaptada.

 

     Ao final da palestra, foi distribuído material educativo impresso e lixeiras para carros e os participantes dirigiram perguntas sobre sinalização, engarrafamento e segurança. Uma das funcionárias da empresa, por exemplo, perguntou sobre o porquê de a cadeirinha para crianças não poder ser instalada no banco da frente do carro, ao que a professora esclareceu que é uma questão de segurança, pois a criança poderia, no evento de um acidente, ser esmagada pelo airbag ou pelo corpo do passageiro do banco de trás quando projetado para frente.

 

      A NITTRANS retornará à empresa na próxima terça-feira (26/01) para continuar as palestras tratando de outros temas importantes para a Segurança no Trânsito.

 

 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.