Operação Volta às Aulas

 

NitTrans inicia segunda-feira ações no entorno das escolas

 

     A partir da segunda-feira, 5, quando o calendário municipal aponta o início do ano letivo 2018, entra em vigor a ‘Operação Volta às Aulas’. Realizada pela Prefeitura de Niterói, a ação tem como objetivo proteger e alertar os estudantes sobre os riscos do trânsito, levar Educação Para o Trânsito a alunos, professores e servidores do corpo escolar, e otimizar o tráfego nas proximidades das escolas.

 

      A ação será executada pela Empresa Municipal Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Guarda Municipal, ECOPONTE e Polícia Rodoviária Federal, na primeira e terceira semanas úteis de fevereiro: entre os dias 5 e 9 e entre os dias 19 e 23.

 

       Agentes da NitTrans serão destacados a atuar em regiões onde estudos de engenharia de trânsito apontam aumento do fluxo de tráfego de veículos e pedestres no período de retorno às aulas, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos, pela manhã às 7h10 e às 11h50, e à tarde às 13h e às 17h30.

 

      A operação abrangerá 15 bairros, divididos em seis polos de gestão de tráfego: Centro, Icaraí, Santa Rosa, Fonseca, Santa Bárbara, Morro do Céu, Viçoso Jardim, Pendotiba, Sapê, Engenhoca, Tenente Jardim, São Francisco, Cafubá, Piratininga e Itaipu.

 

     Segundo o presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, a operação é importante porque traz para o mesmo círculo todos os envolvidos no trânsito. “O pensamento da Prefeitura e da NitTrans é fazer com que a população se conscientize de que a responsabilidade pela segurança no trânsito deve ser compartilhada entre todos: o poder público, os responsáveis pelos estudantes, os próprios estudantes, os professores, os motoristas profissionais de ônibus e de transporte escolar e os motoristas em geral”.

 

Efetivo

 

     Para a operação, serão destacados 50 agentes de trânsito, seis supervisores, quatro coordenadores e dez funcionários administrativos da Nittrans. Oito motocicletas e seis veículos auxiliarão na logística das ações.

 

      O departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans participará da operação realizando palestras para estudantes e professores das redes pública e privada e para motoristas da rede municipal de Educação. Haverá distribuição de material informativo nas portas das escolas, destinados a estudantes e a seus responsáveis.

 

      A chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, explica a eficácia do investimento em Educação junto à operação de trânsito: “A atuação da NitTrans voltada à Educação para o Trânsito tem o objetivo de levar a todos mais conhecimento sobre as regras de trânsito, para que tenhamos uma convivência cidadã, pacífica, consciente e segura entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”.

 

      A Diretoria de Infraestrutura Viária redobrará sua responsabilidade cotidiana de revisar a sinalização, como a verificação do funcionamento dos semáforos, a pintura das faixas de pedestres e o bom estado e visibilidade das placas de trânsito.

Também haverá fiscalização específica do transporte público e do transporte escolar, com verificação do cumprimento de gratuidade, da certificação e adequação dos veículos escolares e da segurança viária nos locais de embarque e desembarque de estudantes, entre outras fiscalizações cotidianas do trânsito, como parada e estacionamento em local proibido.

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.