Operação Praia

 

NitTrans inicia neste sábado conjunto de ações como parte da Operação Verão

 

A NiTtrans inicia neste sábado, 19 de outubro, a ‘Operação Praia’, em apoio à Operação Verão da Prefeitura de Niterói. O objetivo é orientar o fluxo de veículos e otimizar o tráfego nos acessos às praias da Região Oceânica e de Jurujuba aos fins de semanas e feriados durante o verão. Durante a operação haverá alteração do ponto final dos ônibus em Itaipu e Piratininga, da implantação de faixas móveis nos horários de maior fluxo nas rotatórias de acesso a Piratininga e Camboinhas.

 

A operação se estenderá até 8 de março de 2020 e contará com 30 agentes de trânsito atuando em três turnos. A equipe da NitTrans atuará em conjunto com a Guarda municipal fiscalizando as vias próximas às praias para coibir o estacionamento irregular de veículos em fila dupla e nos acessos a garagens. Para isso, serão disponibilizados cinco motocicletas e cinco reboques.

 

A fiscalização de trânsito será reforçada ao longo da pista do BHLS na Transoceânica. É sujeito a multa o tráfego de veículos de passeio nas faixas exclusivas para ônibus sem a sinalização autorizativa dos agentes e operadores de trânsito.

 

“A faixa exclusiva dos ônibus prioriza o transporte público e, assim como o BHLS, merece o respeito de todos os condutores de veículos, inclusive os de propulsão humana e animal. A nossa meta é proporcionar trânsito e transportes rápidos, seguros e eficientes a todos, inclusive nos deslocamentos para o lazer e à praia”, explica o presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha.

 

Camboinhas e Piratininga

 

Serão implantadas faixas móveis na rotatória localizada em frente ao shopping Itaipu Multicenter e na rotatória da entrada de Camboinhas, priorizando o fluxo de veículos durante a chegada à praia, das 9h às 14h, e durante a saída, das 16h às 22h, em todos os dias de operação.

 

A temporização do sistema semafórico será ajustada pela manhã e no fim da tarde em 'Onda Verde' - que abre os sinais progressivamente - desde Camboinhas, passando pelo DPO de Piratininga até o shopping Itaipu Multicenter. O ponto final dos ônibus na Prainha de Piratininga será alterado para a Rua General Cristóvão Barcelos.

 

Itaipu

 

Dois agentes de trânsito atuarão na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Central Ewerton Xavier das 9h às 14h e das 16h às 22h, em reforço à operação de trânsito no local. Em Itaipu, o ponto final dos ônibus da empresa Amparo será transferido para a Estrada Francisco da Cruz Nunes e o ponto final dos ônibus da empresa Pendotiba será deslocado para a Rua São Vicente Pallotti, que terá o estacionamento de veículos de passeio proibido nos dois lados.

 

Uma nova área de estacionamento será criada no trecho entre a Praça do Viçoso Jardim e a Rua Max Albin.

 

Itacoatiara

 

Agentes da NitTrans atuarão em apoio à Guarda Municipal no bairro para coibir o estacionamento irregular e remover os veículos estacionados em fila dupla ou nos acessos a garagens.

 

Jurujuba

 

Será proibido o estacionamento na esquina da Avenida Carlos Ermelindo Marins com Estrada Eurico Gaspar Dutra, para garantir a manobra dos ônibus e carros durante os fins de semana e feriados. O trânsito será interditado na Estrada Eurico Gaspar Dutra a partir da Travessa São Jerônimo. Agentes da NitTrans fiscalizarão o bairro a fim de coibir o estacionamento irregular.

 

A NitTrans também reforçará a orientação de trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Roosevelt e Quintino Bocaiuva.

 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.