Redução de acidentes em Niterói

 

Quadriênio 2013-2016  

 

 

     Enquanto o país enfrenta triste estatística nos acidentes de trânsito, a cidade de Niterói conseguiu reduzir o número de desastres entre 2013 e 2016.  Para se ter uma ideia: no Brasil, por dia, mais de uma centena de pessoas são vitimadas. No ano de 2015, 45.501 pessoas foram mortas em acidentes de trânsito no Brasil, o equivalente a 124 óbitos diários ou cinco por hora nas estradas, ruas e avenidas de todo o território nacional, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Gente que poderia estar produzindo e tem a carreira interrompida.  São jovens, idosos, mulheres, homens ou crianças.  Os acidentes matam e destroem sonhos, projetos e deixam uma legião de famílias dilaceradas.

 

    Niterói está contrariando essa tendência. De 2013 a 2016, houve redução nos atropelamentos de 213 para 84 casos.  Choque entre veículos: de 872 para 98.  Abalroamento (choque violento entre veículos) de 1577 para 89 e colisão (choque entre veículo e obstáculo fixo, poste ou muro); de 2202 para 282.  Somente no Centro, os acidentes tiveram uma redução de 1004 colisões e atropelamentos no período.  

 

     O trabalho da NitTrans tem por base Fiscalização, Operação e Educação.  Desde 2013, o Setor Educacional da NitTrans tem visitado escolas públicas e particulares com palestras sobre a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro.  As crianças estão atentas cobrando dos adultos o uso do cinto de segurança, a travessia na faixa de pedestres e o respeito à sinalização.       

 

     Portanto, a redução de acidentes em Niterói no período 2013/2016 é a conquista da cidadania e o povo niteroiense ajudou a chegar lá. "Com muita alegria e confiança, além do sentimento de dever cumprido, a NitTrans saúda a drástica redução no número de acidentes de trânsito em Niterói, em decorrência da presença diuturna, preventiva, ostensiva e atuante de agentes de trânsito credenciados nos principais e prioritários pontos da cidade independentemente da conquista de muito maior fluidez no trânsito.

 

     Os vetores Engenharia de Tráfego com as sinalizações semafóricas, horizontal e vertical, e Educação para o trânsito, com a visita e palestra em, praticamente, todas as escolas públicas do município, também foram determinantes nesta importante conquista de cidadania niteroiense. É gol de placa!!!", afirmou o Cel Paulo Afonso Cunha - Presidente da NitTrans S/A

 

ESTATISTICA ANUAL 2013 - 2016

 

 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.