Nilton Bonder (esquer.) e Bernardo Sorj (dir.)

      A Semana Nacional de Trânsito foi encerrada com a palestra dos escritores Nilton Bonder e Bernardo Sorj. O tema abordado foi “O dilema brasileiro entre individualismo cívico e o personalismo transgressor: cidadania, trânsito e meio ambiente”. Bonder fez uma reflexão sobre o comportamento transgressor do cidadão brasileiro, que acaba se refletindo no trânsito: “Temos que gerar uma percepção de transgressão. Há uma malha de relações sociais e coletivas onde a permissividade é grande e muitas transgressões passam despercebidas”.

     Bernardo Sorj abordou a questão do individualismo, muito presente em nossa sociedade: “O narcisismo está no centro da transgressão, o narcisista não enxerga o outro. A gente cria uma sociedade quando começa a enxergar o outro”.

 

         Mais de 30 eventos com finalidade educativa foram realizados durante a semana. A Chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, fez um breve balanço: “A mensagem que fica é que temos que fazer da Educação Para o Trânsito um hábito diário. São pequenas mudanças que podem fazer a diferença".

Bernardo Sorj durante a palestra

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.