Travessia Segura Itaipu

Foi realizada na tarde desta quinta (7), na Creche Escola Apuana, em Itaipu, a palestra educativa sobre o trânsito, com a presença do robô-agente Matheus e toda a equipe de educadores da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). O projeto, intitulado Travessia Segura, tem como objetivo ensinar, interagir e multiplicar conhecimentos sobre as leis de trânsito com alunos das redes municipais e particulares. Cerca de 50 alunos, entre três e seis anos de idade, acompanharam atentamente o discurso do agente-robô e questionaram sobre sinalização, uso de celular pelo motorista, a importância do cinto de segurança e onde as crianças devem ser posicionadas quando transportadas em veículos particulares.

Para o presidente da autarquia, coronel Paulo Afonso Cunha, o projeto é fundamental para a continuação da queda dos índices de acidentes na cidade.

"É muito importante manter o projeto. Educação é um dos pilares das diretrizes do trânsito. Fizemos ao longo de 2013 o projeto Travessia Segura em 17 escolas, entre municipais e particulares foram visitadas, com mais de 500 alunos tendo assistido ao Matheus. É muito gratificante ver o quanto essas crianças estão se informando sobre o assunto, questionando o robô sobre diversos assuntos ligados aos acidentes, como alcoolismo, cinto de segurança, entre outros temas. O objetivo é dobrar o número de visitas, para que todas as escolas municipais e também uma grande parte das escolas particulares, possam ter o melhor entendimento na orientação as crianças, professores e pais", afirmou coronel Paulo Afonso Cunha.

Segundo a diretora pedagógica da creche, Karla Rios, a ação foi satisfatória e importante para o conhecimento dos alunos.

"Palestras desse tipo encantam crianças, atiçam a curiosidade e mostram que eles têm noções de trânsito, mesmo que básicas. É uma forma divertida de aprender e até mesmo compartilhar com os pais", relatou a diretora. Após a palestra, brindes foram distribuídos para os alunos

Na próxima semana, no dia 13, será a vez do colégio Grafitinho, em Icaraí, a receber o projeto. No dia 14, o colégio Pedacinho do Céu, em Pendotiba, também será agraciada pela visita do robô Matheus.