Ciclofaixa da Estrada Fróes

Prefeitura vai promover mudanças na ciclofaixa da Estrada Fróes

Ciclofaixa será compartilhada com calçada em São Francisco para melhorar fluidez do trânsito de quem sai do túnel e da própria Fróes

A Prefeitura de Niterói vai realizar mudanças na ciclofaixa da Estrada Leopoldo Fróes, em São Francisco, na zona sul da cidade, para melhorar a fluidez do trânsito no local.

Na tarde desta quarta-feira (13/8), o prefeito Rodrigo Neves, acompanhado do vice Axel Grael, do presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, e da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esteve no local e anunciou as medidas.

Uma das mudanças será a criação de um trecho compartilhado entre a ciclovia e os pedestres nas próximas semanas. Ele vai do cruzamento da ciclovia com a Fróes até a sede da Neltur. Com a alteração, será implantada uma terceira faixa de rolamento na região, duas para quem sai do Túnel Raul Veiga e uma para os motoristas que vem da Fróes.

A Prefeitura também estuda para os próximos meses a mudança de toda a ciclovia da Fróes para o lado direito.

"Vamos resolver esse gargalo do trânsito na saída da Fróes, de forma a melhorar a circulação, trânsito e a segurança dos ciclistas e pedestres. E em uma segunda etapa, estamos estudando a possibilidade de transferir toda a ciclofaixa para o lado direito. Com o programa Niterói de Bicicleta, a cidade vem obtendo resultados importantes para o incentivo às bicicletas, melhoria na mobilidade, na circulação, de maneira mais saudável, mais sustentável", explicou.

O coronel Paulo Afonso afirmou que será implantada uma rampa com redutores de velocidade no cruzamento da ciclofaixa com a Estrada Fróes que dará acesso direto na calçada. Afirmou ainda que, no trecho compartilhado, a calçada será nivelada à ciclovia.

"A faixa do ciclista vai sair da rua e compartilhar com a calçada, como existe perto da UFF. A bicicleta vai vir junto com o pedestre na calçada, tudo demarcado. Será feito um acesso especial onde a ciclofaixa cruza a Fróes com redutores de velocidade para evitar freadas. Com essas medidas, vamos criar uma nova faixa de rolamento e restabelecer a fluidez da Fróes, acabando com a retenção da via", disse.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o local ficará mais seguro para os ciclistas e motoristas.

"Todos continuarão tendo espaço, vamos aumentar o fluxo de bicicletas e dar mais segurança ao ciclista e equacionar o problema do trânsito", opinou.