Semana Nacional Trânsito

Niterói de bicicleta

Na sala de aula da NitTrans, a palestra de Argus Caruso, coordenador do programa Niterói de Bicicleta, foi um dos destaques da Semana Nacional de Trânsito. Destacando a parceria com a NitTrans, Argus exibiu um vídeo sobre Copenhagen, capital dinamarquesa, onde a bicicleta predomina depois de uma luta de 40 anos na qual se venceu a cultura do automóvel pelo transporte em duas rodas não poluente e, sob todos os aspectos, mais saudável.

Argus classificou como engano o pensamento de que ciclista é alguém sem dinheiro para comprar carro. Pelo contrário, é um cidadão que optou por andar de bicicleta por melhor qualidade de vida na cidade. É bom lembrar que os ciclistas também têm deveres como andar na mão correta e, só circular na calçada, caminhando com a bicicleta ao lado.

Atualmente, em Niterói, há 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Podemos até estar distantes do ideal mas (usando imagem do vice-prefeito, um navegador) estamos na ‘rota’ certa.

Ao abrir a palestra para perguntas, o interesse foi grande e – quando houve uma observação de que a nossa realidade é diferente da de cidades européias - o presidente da NitTrans Paulo Afonso Cunha lembrou que nosso povo pode sim seguir exemplos de outros lugares porque temos a mesma competência que esses povos.

Argus encerrou comentando a experiência que teve ao fazer a volta ao mundo de bicicleta. Muita gente dizia que era um sonho mas ele percorreu o mundo pedalando numa viagem que demorou três anos.

Portanto, de todas as conclusões que podemos tirar dessa palestra a mais promissora é de que Niterói de Bicicleta – como a volta ao mundo de Argus – é um sonho em processo de realização.