Transporte Municipal do Rio

Uma reunião, solicitada pelo prefeito Rodrigo Neves, com propósito de se estudar opções para a melhoria do trânsito em Niterói, por conta das obras no Rio de Janeiro, foi realizada na tarde desta quinta (30), no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro. O presidente da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) coronel Paulo Afonso Cunha se reuniu com o secretário estadual de Transporte Carlos Osório e o diretor de operações da CET-Rio Joaquim Diniz. Em pauta, as obras que estão sendo realizadas na construção do BRT na Avenida Brasil, que tem proporcionado congestionamentos no Rio, com reflexo em Niterói.

"Conversando com o nosso prefeito, verificamos a necessidade de abrirmos um diálogo com os diretores da CET-Rio, para traçarmos ideias que possam ajudar a diminuir o impacto que as obras realizadas na Avenida Brasil tem proporcionado em Niterói. A reunião foi bastante satisfatória e acreditamos que em curto prazo tenhamos melhorias, não só para os motoristas, como para usuários do transporte coletivo e de massa. E essas reuniões serão constantes, até que tenhamos soluções", disse o presidente da NitTrans.

Uma das sugestões apresentadas, que durou aproximadamente uma hora e meia, foi solicitar a retirada do canteiro divisor da pista central e lateral de subida da Avenida Brasil. Outra solução apresentada, que será estudada a viabilidade, seria de fazer obras nas calçadas mais largas, transformando-as em pista, para absorver o volume de veículos. Também ficou acordado, para passageiros usuários das barcas, um aumento do número de coletivos municipais que passam pela Praça XV.