Prefeitura e Auto Pista Fluminense


Prefeitura e Autopista Fluminense montam operação especial na Avenida do Contorno durante o feriadão

Sentidos norte e sul da via terão três faixas no trecho entre a garagem da 1001 e o viaduto do Barreto para facilitar fluidez do trânsito

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o diretor da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira, anunciaram na manhã desta quarta-feira (03/06) uma operação especial na Avenida do Contorno para facilitar o fluxo do trânsito durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

Segundo o prefeito e Odílio, a partir da tarde desta quarta-feira, estarão liberadas três faixas no sentido norte da via e outras três no sentido sul no trecho compreendido entre a garagem da viação 1001 e o entorno do viaduto do Barreto.

A medida foi tomada após entendimentos entre a Prefeitura e a concessionária após engarrafamentos ocorridos no trecho no início da semana. Em razão do andamento das obras de duplicação da Contorno, um número menor de faixas estava liberado ao trânsito.

O prefeito destacou a importância da iniciativa para o trânsito.

"Conversamos com a Autopista Fluminense e acertamos que, em função do feriado, a concessionária vai iniciar a ação já no início da tarde desta quarta de maneira a termos três faixas liberadas para o fluxo para facilitar as pessoas que vão viajar para a Região dos Lagos. No início da semana, quando ficou uma ou duas faixas, criou-se um funil na Contorno", afirmou.

A Autopista tem previsão de concluir a obra até o fim deste mês e inaugurá-la em julho. Rodrigo Neves disse que a intervenção é de grande importância para a Região Metropolitana fluminense.

"Essa obra é muito importante para a Região Metropolitana do Rio, especialmente Niterói e São Gonçalo. A Contorno é um dos principais gargalos da circulação e de mobilidade das duas cidades. Priorizamos esse investimento em parceria com o governo federal e estadual e com a concessionária Autopista Fluminense. Trabalhamos em parceria. E, depois de 40 anos, esse projeto que é reivindicado e nunca concretizado, vai sair do papel", afirmou.

O prefeito lembrou das ações feitas pela administração municipal que foram primordiais para o andamento das obras como a negociação com os estaleiros, que não tiveram suas atividades operacionais prejudicadas, o reassentamento de 132 famílias (cerca de 400 pessoas).

"A Prefeitura, junto com os governos federal e estadual e a Autopista Fluminense, atuou em diálogo com a comunidade. Investimos R$ 8 milhões em infraestrutura e equipamentos públicos na comunidade do Buraco do Boi, que ganhou uma Unidade Municipal de Educação Infantil. A previsão é que julho teremos a Avenida do Contorno totalmente renovada e duplicada. E isso vai ser muito bom para Niterói porque, junto com o mergulhão, reversíveis, novas barcas, a TransOceânica, são intervenções que Niterói esperava há 40 anos e vão melhorar muito a mobilidade da cidade", destacou.

Odílio Ferreira reafirmou que o objetivo é que até o fim deste mês conclui a obra e, em julho, aconteça a entrega.

"Iniciamos a obra em 2013. Estamos na fase final. Superamos diversos obstáculos e trabalhos com o máximo cuidado para interferir o mínimo no trânsito. E neste feriado, teremos três faixas garantidas ao tráfego e vamos estudar liberá-las em outros dias no horário de rush. A Prefeitura atua diariamente conosco, nos auxiliando com a experiência com a NitTrans", explicou.

O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso, afirmou que com a liberação de três faixas, em ambos os sentidos, vai ocorrer uma melhora substancial no trânsito.

O presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Bagueira, destacou a participação da Prefeitura na obra de duplicação da Avenida do Contorno.

"Essa obra é muito importante não só para a cidade de Niterói como para os municípios vizinhos. E a Prefeitura assumiu seu compromisso em ajudar, fazendo ações direcionadas ao cidadão. O governo municipal está de parabéns pela busca do entendimento e o diálogo que tem colaborado na evolução da obra e na solução para esse feriado com a liberação das três faixas", opinou.

no-posts-feed.on-the-way
no-posts-feed.stay-tuned

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.