Redução de acidentes em Niterói

Quadriênio 2013-2016

Enquanto o país enfrenta triste estatística nos acidentes de trânsito, a cidade de Niterói conseguiu reduzir o número de desastres entre 2013 e 2016. Para se ter uma ideia: no Brasil, por dia, mais de uma centena de pessoas são vitimadas. No ano de 2015, 45.501 pessoas foram mortas em acidentes de trânsito no Brasil, o equivalente a 124 óbitos diários ou cinco por hora nas estradas, ruas e avenidas de todo o território nacional, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Gente que poderia estar produzindo e tem a carreira interrompida. São jovens, idosos, mulheres, homens ou crianças. Os acidentes matam e destroem sonhos, projetos e deixam uma legião de famílias dilaceradas.

Niterói está contrariando essa tendência. De 2013 a 2016, houve redução nos atropelamentos de 213 para 84 casos. Choque entre veículos: de 872 para 98. Abalroamento (choque violento entre veículos) de 1577 para 89 e colisão (choque entre veículo e obstáculo fixo, poste ou muro); de 2202 para 282. Somente no Centro, os acidentes tiveram uma redução de 1004 colisões e atropelamentos no período.

O trabalho da NitTrans tem por base Fiscalização, Operação e Educação. Desde 2013, o Setor Educacional da NitTrans tem visitado escolas públicas e particulares com palestras sobre a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro. As crianças estão atentas cobrando dos adultos o uso do cinto de segurança, a travessia na faixa de pedestres e o respeito à sinalização.

Portanto, a redução de acidentes em Niterói no período 2013/2016 é a conquista da cidadania e o povo niteroiense ajudou a chegar lá. "Com muita alegria e confiança, além do sentimento de dever cumprido, a NitTrans saúda a drástica redução no número de acidentes de trânsito em Niterói, em decorrência da presença diuturna, preventiva, ostensiva e atuante de agentes de trânsito credenciados nos principais e prioritários pontos da cidade independentemente da conquista de muito maior fluidez no trânsito.

Os vetores Engenharia de Tráfego com as sinalizações semafóricas, horizontal e vertical, e Educação para o trânsito, com a visita e palestra em, praticamente, todas as escolas públicas do município, também foram determinantes nesta importante conquista de cidadania niteroiense. É gol de placa!!!", afirmou o Cel Paulo Afonso Cunha - Presidente da NitTrans S/A.

ESTATISTICA ANUAL 2013 - 2016