Semana Nacional de Trânsito segue até segunda-feira, 25

Atividades com foco na educação para o trânsito foram realizadas ao longo da semana

A NitTrans - Niterói Transporte e Trânsito S/A, realiza até a próxima segunda-feira eventos educativos por toda a cidade em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de Setembro. Entre as atividades estão o Ciclo de Palestras; Intervenções Educativas com pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas; visitas guiadas de estudantes a instalações e equipamentos de trânsito, ocupação temporária de vagas de estacionamento utilizadas como área de convivência e lazer, além de passeios ciclísticos e motociclísticos.

Até segunda-feira, 25, serão realizadas atividades como ensino de mecânica básica para bicicletas, passeio motociclístico e palestras sobre câncer de mama e mecânica para mulheres.

Confira a programação completa

O Ciclo de Palestras foi aberto na segunda-feira e encerra na próxima segunda-feira, às 18h30, com apresentações dos escritores Nilton Bonder e Bernardo Sorj sobre o tema “O dilema brasileiro entre o individualismo cívico e o personalismo transgressor: cidadania, trânsito e meio ambiente”.

O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, fez a palestra de abertura da semana, com o tema ‘O Código de Trânsito Brasileiro no contexto do Direito Administrativo da ordem pública’. “Educação para o trânsito se exerce todos os dias. A Semana Nacional de Trânsito é o momento de reforçarmos as ações e reunirmos as instituições para pensarmos nos próximos passos rumo a um trânsito mais eficiente para todos”, comentou o coronel.

O projeto Vaga Viva ocupou vagas de estacionamento na Avenida Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, onde foi montada uma área de convivência com jogos educativos, troca voluntária de livros e distribuição de plantas. Áurea Lucia, moradora do bairro, frisou a importância deste tipo de iniciativa. “Temos que partir para a ação com estes pequenos gestos, que vão trazer grandes resultados”.

As Intervenções Educativas são ações bem humoradas conduzidas por palhaços para conscientizar a população para o cumprimento das regras de trânsito, e acontecem em esquinas movimentadas de Niterói.

Na quinta-feira, a especialista em gestão de Trânsito, Marisa Dreys, falou sobre normas de trânsito: “A rua é um espaço de conflito, todos querem chegar em diferentes lugares ao mesmo tempo, por isso existem as normas de trânsito”.

O Circuito de Visitação foi montado para oferecer a estudantes da rede municipal de Educação e da rede privada orientações sobre trânsito com didática especial, e os apresentou à infraestrutura necessária para dar suporte ao fluxo da Ponte Rio-Niterói. Alunos da Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello aprovaram a experiência: “Aprendi a respeitar o trânsito, e que temos que ter muito cuidado ao usar o celular. Quero voltar ano que vem”, disse Ana Clara Alves, estudante do terceiro ano.

no-posts-feed.on-the-way
no-posts-feed.stay-tuned

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.