Mobilidade e legislação são os temas da semana

A 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes de Niterói teve mais uma etapa na manhã desta terça-feira, 24, com palestras sobre legislação de trânsito e sobre o futuro da mobilidade urbana nas cidades.

Na primeira palestra, o advogado pós-graduado em Gestão no Trânsito e em Direito Civil, Rogério Toffano, diretor jurídico da NitTrans, mostrou como funcionam as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e algumas de suas mudanças.

“As principais mudanças estão na garantia de um trânsito seguro; no direito ao exercício da cidadania; na ênfase em Educação Para o Trânsito; e na descentralização da gestão do trânsito”, explicou o advogado.

Toffano ressaltou que entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 66 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, entre eles Niterói, com equipes e departamentos necessários para fazer a gestão do trânsito, mas que sem o engajamento social o trânsito não vai melhorar. “É muito difícil implantar um projeto e encaminhar um processo educativo para o trânsito se não há adesão da sociedade”.

A segunda palestra foi apresentada pelo jornalista Fabio Nazareth, criador da filosofia ‘pedalentos’ de cicloturismo contemplativo. O palestrante abordou o futuro da mobilidade e expôs pesquisas que mostram como as bicicletas fazem parte do cenário atual das vias.

“Cidades que investiram em facilidades para pedestres e ciclistas foram beneficiadas com mais qualidade de vida, saúde da população e redução da poluição; e oferecem mais alternativas de transporte urbano”.

Segundo Fabio, é possível criar ambientes favoráveis para todos aproveitando ao máximo a energia e habilidades de cada um. “O sucesso da mobilidade urbana depende da combinação de diversas opções de transporte e do uso de menos energia”, defende.

A jornada é gratuita e seguirá nos dias 8 e 15 de maio. As inscrições permanecem abertas para os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Universitários. Para se inscrever basta entrar em contato através do e-mail: nittrans.educacaoparaotransito@gmail.com ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal 231.

Posts em breve
Fique ligado...

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.