2ª Jornada de Capacitação

Temas do dia: Teoria das múltiplas inteligências e aprendizagem significativa

Em sua penúltima apresentação, a 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes de Niterói, que ocorreu na terça-feira, 05, contou com temas sobre teoria das múltiplas inteligências e aprendizagem significativa.

A primeira palestra foi apresentada pela mestra e chefe do departamento em educação para o trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, que ressaltou sobre como é importante cada um ter consciência que faz parte do trânsito da cidade, seja como condutor ou pedestre. A professora também abortou temas importantes como a educação para o trânsito nas escolas a partir da Educação infantil, a possibilidade de parceria das escolas com a NitTrans para ensinar os pais e alunos e finalizou com uma reflexão mostrando que “As nossas escolhas, e as nossas pequenas ações, fazem diferença no trânsito, na vida e na sociedade”.

A segunda palestra do dia foi apresentada pelo doutor e professor Arlindo Rocha que, com o tema ”A Teoria das Múltiplas inteligências e o Trânsito”, apresentou diferentes tipos de inteligência e como desenvolver competências para ensinar um indivíduo de diversas maneiras, desvendando o abismo do desconhecido para o conhecido.

Com base na frase do médico psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury “Não há mentes impenetráveis, apenas chaves erradas”, o professor ressaltou a importância do conhecimento dos diferentes métodos, e como aplica-los em sala de aula, desenvolvendo a capacidade da aprendizagem individualizada através de um método de resolução de problemas que “tem grande poder motivador para o aluno, fazendo com que ele interaja mais, envolvendo situações novas, atitudes e conhecimento”, e também mostrou que “Problemas complexos não são impossíveis de trabalhar em sala de aula. Porém de nada adianta criar, sugerir e tentar se essas situações não conduzirem a aprendizagem constante, consequente e significativa”.

Para ele é preciso quebrar paradigmas que ainda estamos presos à pedagogia tradicional, que vem da formação dos professores e completa dizendo que “depois que um professor se forma, acaba se tornando autônomo. Por isso a pesquisa e as novas elaborações fazem parte do dia a dia como professor. Entrar em contato com novos métodos e aprende-los, não só beneficia o seu trabalho, mas também atinge a verdadeira finalidade: o aluno. Isso sim é dar significado a aprendizagem e valorizar o cotidiano do aluno e suas experiências. Todo e qualquer aluno que entra na sala de aula tem uma capacidade que pode ser desenvolvida”.

A 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes de Niterói é gratuita e chega ao fim na próxima terça-feira, 15. As inscrições permanecem abertas para os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Universitário. Para se inscrever basta entrar em contato através do e-mail: nittrans.educacaoparaotransito@gmail.com ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal 231.