Formação

NitTrans oferece curso sobre mobilidade urbana sustentável

Cinquenta e cinco pessoas participaram do curso gratuito sobre mobilidade urbana sustentável, meio ambiente e inclusão social, oferecido na última semana pela NitTrans. O objetivo é reunir e preparar multiplicadores em áreas de atuação ligada a mobilidade, trânsito, transportes e infraestrutura, como agentes de trânsito, trabalhadores de transporte, segurança pública, representantes de organizações de mobilidade ativa e gestores públicos e privados.


No curso foram discutidos temas como Mobilidade para Todos, Investimento Permanente no Transporte Coletivo, Tarifas para a Inclusão Social, Prioridade ao Transporte Público no Trânsito, Transporte Público com Desenvolvimento Tecnológico e Respeito ao Meio Ambiente voltado à redução de emissões de gases de efeito local e gases de efeito estufa.


O curso foi ministrado por instrutores do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). Para o diretor do instituto, Nazareno Stanislau Affonso, a ideia é que os participantes contribuam para o desenvolvimento de estratégias e soluções para melhorar a mobilidade urbana.


"Precisamos avançar no desafio de conquistar um transporte público de qualidade como direito social; e buscar a implantação de um sistema de mobilidade sustentável, com ênfase na participação social e foco na qualidade ambiental”, explicou Affonso.


Além das aulas teóricas, os alunos participaram de atividades práticas: a partir de problemas reais de mobilidade das grandes e médias cidades brasileiras, formularam diagnósticos e criaram um programa de governo para solucionar as questões.


Participante do curso, o funcionário da NitTrans Henrique do Valle ressaltou a importância do curso: “Aprendi muito com o curso, que me fez refletir melhor sobre o tema sustentabilidade na mobilidade urbana. A população também pode fazer a sua parte, priorizando o uso de meios de transportes sustentáveis".

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

no-posts-feed.on-the-way
no-posts-feed.stay-tuned

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.