Educação

NitTrans leva temas sobre trânsito para as salas de aula

A 3ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes de Niterói começa nesta quinta-feira, 25, e tem como objetivo fomentar professores a abordar temas sobre o trânsito em sala de aula, por meio de diferentes campos de conhecimento, fazendo compreender sua complexidade e urgência social.


Pelo terceiro ano seguido a capacitação envolverá professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e professores Universitários, levando-os a explorar informações e conceitos sobre cidadania, ética, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, legislação e, principalmente, o comportamento no trânsito.


Deste modo, os educadores poderão difundir o ideal de um comportamento cidadão e seguro, no que diz respeito ao trânsito, bem como promover ações nas escolas que visem à adoção de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança no trânsito, colaborando com a prevenção de acidentes nas vias.


O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, principal palestrante na abertura da Jornada, destaca a importância desta missão: “As normas e condutas no trânsito devem ser compreendidas e assimiladas por todos, e a escola pode contribuir muito neste processo. O Código de Trânsito Brasileiro, no seu Artigo 76, afirma que ‘a Educação Para o Trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, através de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação’”, ensina o Coronel.


A jornada acontece nos dias 25 de abril e 07, 15, 21 e 28 de maio, realizada pela empresa pública municipal Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; Fundação Municipal de Educação - Programas Especiais; Núcleo de Ações Integradas; Programa Niterói de Bicicleta; Imprensa Oficial; Polícia Rodoviária Federal; Autopista Fluminense e Ecoponte.


A chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, explica que o trânsito é caracterizado pela relação entre o ser humano e necessidade de circulação. “Transitar é uma necessidade de todo ser humano. Sendo assim, todos são usuários do trânsito, independente do papel que estejam desempenhando. Da mesma forma que precisamos aprender a ler para entender e transformar o mundo, também precisamos criar um processo de alfabetização no trânsito”.


O curso acontece no Auditório do Espaço Oswaldo Salles, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação, na Rua São Pedro, 108, Centro de Niterói. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail: nittrans.educacaoparaotransito@gmail.com ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal 231.

Posts em breve
Fique ligado...

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.