Educação

NitTrans oferece palestra a motoristas profissionais

Teve início na terça, 11 de fevereiro, o primeiro ciclo de palestras da campanha ‘Os maiores protegem os menores', realizadas durante a Operação Volta às Aulas 2020. Ao todo, serão ministradas oito palestras aos motoristas de ônibus dos consórcios de Niterói com a participação de integrantes do coletivo Pedal sonoro.


A campanha, realizada pela NitTrans em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta, tem como objetivo conscientizar e educar os motoristas de coletivo em relação aos deveres e direitos dos ciclistas que pedalam nas vias, ciclovias e ciclofaixas da cidade.


Na palestra inaugural o presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, fez a fala de abertura para 50 pessoas reunidas no auditório Prefeito João Sampaio, no Centro. A mediação da palestra foi realizada pela chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscila Rocha, e pelo Subsecretário do Programa Niterói de Bicicleta, Felipe Simões.


Durante a palestra, foram levantadas e debatidas medidas que visem à segurança no trânsito, tanto para os motoristas de ônibus quanto para os ciclistas, como o respeito às ciclofaixas que perpassam pontos de ônibus e a importância da sinalização das intenções dos ciclistas.


Segundo a chefe do departamento de Educação Para o Trânsito, Priscila Rocha, o intuito das palestras é "conscientizar os motoristas e ciclistas a fim de gerar empatia entre os modais, porque nós somos o trânsito, e juntos podemos fazer a diferença”.


Felipe Simões comemorou o resultado da primeira palestra: “tivemos uma resposta positiva do evento, onde houve uma troca de aprendizado entre os motoristas e ciclistas. Os motoristas souberam receber as nossas idéias e nós pudemos ouvir o lado deles, que muitas vezes têm uma rotina pesada de trabalho. Acho que hoje nós desenvolvemos ferramentas para a educação e conscientização em ambos os lados”, comenta o subsecretário do Programa Niterói de Bicicleta, Felipe Simões.


O motorista de ônibus Rogério Lopes, que participou do evento, considerou a palestra produtiva. "Nós pudemos entender melhor a visão dos ciclistas e também expor a nossa. Hoje saio com uma visão diferente e pretendo estabelecer uma relação de reciprocidade e cuidado com os veículos menores”.


Posts em breve
Fique ligado...

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.