top of page

Dia Mundial da Paz no Trânsito

Niterói tem índice de acidentes em queda desde 2013




Hoje, dia 21 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Paz no Trânsito. A data tem como objetivo incentivar a solidariedade entre as partes que convivem diariamente no trânsito, compreendendo pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que é dever de todos os cidadãos respeitar as leis de trânsito, e que todo condutor deve ter o domínio constante do veículo para que este possa dirigir com a atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito. Assim, a construção de um trânsito mais seguro se dá através das ações de todos.


A redução no número de acidentes na cidade de Niterói se destaca através das medidas de Educação Para o Trânsito, que são regularmente reforçadas pelo setor de Educação Para o Trânsito da NitTrans. Ao longo do ano, são ministradas palestras para motoristas de ônibus, conversas em escolas da rede municipal e particular, entre outros eventos.


A chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito da empresa, Priscilla Rocha, ensina que a paz no trânsito deve ser buscada a partir do exercício da sociabilidade, humanidade, cidadania, ética e comprometimento consigo e com o outro. “No trânsito, enxergar o outro é primordial. A virtude é uma qualidade que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, é uma forma de conduta representada pela repetição constante de atos benéficos para a sociedade. Para alcançar a paz no trânsito, como no mundo, como na vida, é preciso estar motivado a fazer bem”.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito no Brasil são causados por fator humano, ou seja, é imprescindível que todo cidadão adote posturas e atitudes que contribuam para a redução do elevado número de acidentes que vemos todos os dias no país. Motoristas que estejam passando por situações de estresse dirigem com altos níveis de déficit de atenção, o que resulta em acidentes. Por isso mantenha a calma e concentre-se no trânsito enquanto dirige.


“A harmonia no trânsito vem de pequenos atos de gentileza, como respeitar aquele que pretende cruzar uma faixa de pedestres e não estacionar numa vaga reservada para idosos. É importante também termos consciência sobre a importância da utilização correta e segura dos equipamentos de proteção, bem como sobre direitos e deveres no trânsito”, conclui Priscilla.


Menos acidentes


Em Niterói, o número de acidentes vem caindo desde o ano de 2013. Em um comparativo entre o mês de fevereiro dos anos de 2013 e 2021, foram registrados 418 e 79 acidentes respectivamente, o que representa uma redução de 81%. Ainda, no ano de 2020 foram registrados 283 acidentes com motocicletas, assinalando 26% de redução em comparação com 2013 (387). As estatísticas de acidentes de trânsito em Niterói são compiladas pela NitTrans a partir de dados do 12º Batalhão da Polícia Militar e estão disponíveis para consulta pública no site da NitTrans.


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page