top of page

Faixa de pedestre em 3D e motoristas de ônibus em cima de bikes marcaram Maio Amarelo em Niterói

Agenda da campanha organizada pela NitTrans ainda incluiu educadores, entregadores de delivery e militares



Com mais de uma dezena de atividades, a maior parte educacionais, a Prefeitura de Niterói participou neste ano de mais uma edição do movimento mundialmente conhecido como Maio Amarelo, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação deste ano, desenvolvida pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), se destacou pela pintura artistica de Faixa de Travessia em 3D que ocorreu na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, pela 4ª Jornada de Capacitação de Professores, com quatro encontros educativos, visitas guiadas aos Centros de Controle Operacional (CCO) Mobilidade e Ecoponte e pela ação educativa Maio Amarelo Delivery, que conscientizou ciclistas e motociclistas sobre leis de trânsito, distribuindo kits educativos e instalando antenas corta-pipa em bicicletas, em pontos estratégicos da cidade. Atividade inédita no Brasil. Houve ainda uma palestra sobre direção defensiva e uso da motocicleta ministrada a militares do 21º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército. Com o tema “Juntos salvamos vidas” na memória, a campanha que tem como objetivo diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida nas vias e rodovias, ainda desenvolveu uma experiência não usual. Levou cerca de 100 motoristas de diversas empresas de ônibus de Niterói a participarem de um treinamento que evidenciou a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e atualização da legislação. Na ação, realizada no dia 26 de maio, pela Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), no Caminho Niemeyer, os rodoviários assumiram o papel de ciclistas, em uma bicicleta presa ao chão, enquanto os ônibus passavam bem próximo a eles.

Para o presidente da NitTrans, Gilson Souza, a criatividade foi a tônica da agenda da campanha Maio Amarelo este ano em Niterói.

“Eventos como o Maio Amarelo Delivery e a experiência em que os motoristas de ônibus trocaram de lugar com os ciclistas, durante simulação, são importantes pois, de forma criativa, dão visibilidade a temas fundamentais para nós. Acredito ainda que a tecnologia é uma aliada na segurança de motoristas e pedestres. Com a facilidade do monitoramento em tempo real, conseguimos administrar o trânsito com mais eficácia. Para isso temos o Centro de Controle Operacional (CCO), em Piratininga, e lançamos o nosso aplicativo APPNittrans. O nosso Maio Amarelo dura o ano todo”, explica o presidente.

Os eventos da campanha Maio Amarelo ainda não se encerraram. Nessa quarta-feira (1) e no próximo dia 8 de junho, ocorrem 4 palestras direcionadas à professores da rede de educação da cidade no Auditório Darcy Ribeiro (Espaço Oswaldo Salles) que pertence à Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Pedro, 108, Centro de Niterói. Os temas são: “A cidade e o despertar da Criança”, “A integridade como indutora de um trânsito mais seguro”, “A emergência climática e os desafios Locais” e por fim, “Bicicleta como mobilidade ativa e sustentável”.

Para realizar a inscrição os docentes deverão entrar em contato através do email:

nittrans.educacaoparaotransito@gmail.com ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal: 231.

O público alvo são os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio das escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Niterói.


FOTOS: DOUGLAS MACEDO




Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page