NitTrans leva educação para o trânsito a noventa escolas

Ações de educação para o trânsito continuarão ao longo do ano

Nesta sexta, 18 de fevereiro, foi encerrada a operação ‘Volta às aulas’. Ao longo de duas semanas, 90 escolas foram visitadas por equipes de secretarias municipais da Prefeitura de Niterói. O projeto visa levar informações sobre as formas seguras de transporte das crianças nos tipos de veículos e também orientar os motoristas sobre o embarque e desembarque das mesmas no entorno das escolas.

A diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, destaca que embora a operação tenha acabado, as ações de educação e orientação para o trânsito são contínuas e acontecem durante todo o ano. Após visitas às escolas, a equipe de engenharia de tráfego planejou o reordenamento viário no entorno de quatro escolas, além da manutenção rotineira das sinalizações horizontais e verticais no entorno das escolas de toda a cidade.

"Há necessidades que só conseguimos analisar quando há movimento de pedestres, de ciclistas, de veículos; e depois de tanto tempo com as escolas fechadas ou em funcionamento parcial, estamos agora identificando novas demandas por atualizações no ordenamento viário", explica a diretora Amanda Machado.

A ação, desenvolvida pela NitTrans, acontece há sete anos e nesta edição foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação , a Secretaria de Governo, a Subsecretaria de Trânsito, a Coordenadoria Niterói de bicicleta , a Guarda Municipal, as administrações regionais e a ONG Bike Anjo, que mobilizaram seus servidores para que o maior número de escolas públicas e privadas fossem contempladas.

A ‘Operação Volta às Aulas’, que aconteceu no retorno das atividades presenciais nas escolas, abriu o calendário de ações de Educação Para o Trânsito que serão desenvolvidas no decorrer do ano nas escolas. A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito, Priscilla Rocha, comenta que as medidas educativas são essenciais para a construção de um trânsito mais seguro.

“Durante o ano, serão ministradas palestras para alunos desde a educação infantil ao ensino médio, bem como a capacitação de professores e funcionários, reforçando o tema da segurança viária, educação e legislação. Também está prevista uma nova turma da Capacitação em Educação Para o Trânsito e Sustentabilidade, projeto em parceria com o Programa Cidade Educadora da Secretaria de Educação, que realiza cursos no contra turno para os alunos da rede municipal”, disse Priscilla Rocha.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.