NitTrans leva educação para o trânsito a noventa escolas


Ações de educação para o trânsito continuarão ao longo do ano

Nesta sexta, 18 de fevereiro, foi encerrada a operação ‘Volta às aulas’. Ao longo de duas semanas, 90 escolas foram visitadas por equipes de secretarias municipais da Prefeitura de Niterói. O projeto visa levar informações sobre as formas seguras de transporte das crianças nos tipos de veículos e também orientar os motoristas sobre o embarque e desembarque das mesmas no entorno das escolas.

A diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, destaca que embora a operação tenha acabado, as ações de educação e orientação para o trânsito são contínuas e acontecem durante todo o ano. Após visitas às escolas, a equipe de engenharia de tráfego planejou o reordenamento viário no entorno de quatro escolas, além da manutenção rotineira das sinalizações horizontais e verticais no entorno das escolas de toda a cidade.

"Há necessidades que só conseguimos analisar quando há movimento de pedestres, de ciclistas, de veículos; e depois de tanto tempo com as escolas fechadas ou em funcionamento parcial, estamos agora identificando novas demandas por atualizações no ordenamento viário", explica a diretora Amanda Machado.

A ação, desenvolvida pela NitTrans, acontece há sete anos e nesta edição foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação , a Secretaria de Governo, a Subsecretaria de Trânsito, a Coordenadoria Niterói de bicicleta , a Guarda Municipal, as administrações regionais e a ONG Bike Anjo, que mobilizaram seus servidores para que o maior número de escolas públicas e privadas fossem contempladas.

A ‘Operação Volta às Aulas’, que aconteceu no retorno das atividades presenciais nas escolas, abriu o calendário de ações de Educação Para o Trânsito que serão desenvolvidas no decorrer do ano nas escolas. A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito, Priscilla Rocha, comenta que as medidas educativas são essenciais para a construção de um trânsito mais seguro.

“Durante o ano, serão ministradas palestras para alunos desde a educação infantil ao ensino médio, bem como a capacitação de professores e funcionários, reforçando o tema da segurança viária, educação e legislação. Também está prevista uma nova turma da Capacitação em Educação Para o Trânsito e Sustentabilidade, projeto em parceria com o Programa Cidade Educadora da Secretaria de Educação, que realiza cursos no contra turno para os alunos da rede municipal”, disse Priscilla Rocha.

Posts em breve
Fique ligado...
Nenhum tag.