top of page

NitTrans mantém rotina de treinamentos para operadores de trânsito de Niterói




Os operadores de trânsito de Niterói e os técnicos em manutenção viária são a força de trabalho da NitTrans que lida mais diretamente com a população todos os dias, executando nas ruas o planejamento operacional de trânsito e a manutenção dos equipamentos de sinalização. Por isso a empresa municipal de trânsito mantém seus trabalhadores atualizados em todos os âmbitos dos serviços prestados à população, com capacitações teóricas e práticas voltadas à operação, supervisão e manutenção técnica do sistema viário da cidade.

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, é entusiasta dos treinamentos e conhece bem a necessidade de manter as equipes sempre atualizadas. "Nosso objetivo, em primeiro lugar, é garantir a segurança de todos os trabalhadores da empresa. Contamos com equipamentos, normas e protocolos necessários para minimizar riscos no exercício das funções. Na NitTrans nós sabemos que trabalhar com proteção e prevenção torna o serviço ainda mais produtivo".

Os treinamentos teóricos fazem parte do Programa de Reciclagem dos Operadores de Trânsito, que inclui a legislação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e conteúdos de Educação Para o Trânsito. O objetivo é manter os operadores de trânsito atualizados em relação ao CTB e às técnicas de atuação operacional, para que possam aplicar os conhecimentos às situações de ordenamento e orientação de trânsito.

A capacitação dos operadores de trânsito inclui ainda treinamentos práticos de técnica gestual e uso de sinalizadores e acessórios durante o ordenamento do fluxo viário, e contribui para que o efetivo mantenha o padrão técnico no exercício da operação de trânsito.

Os treinamentos demonstrativos, outro tipo de capacitação oferecida às equipes da NitTrans, servem para reforçar a importância da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Adequação às Normas Regulamentadoras

As equipes da NitTrans contam também com capacitações especiais para serviços específicos, a partir de lições teóricas e práticas de aprendizagem das Normas Regulamentadoras (NR), como trabalho em rede elétrica, manutenção de equipamentos, operação de máquinas e serviços em altura.

O treinamento sobre a NR-10, por exemplo, trata de procedimentos de segurança e medidas preventivas em instalações e serviços de eletricidade, e é ministrado às equipes técnicas de sinalização semafórica para atuar em instalações e manutenção dos semáforos da cidade.

A NR-12, com lições sobre a forma segura e correta de operação, manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos de corte, é apresentada em aulas destinadas às equipes de sinalização vertical, que fabricam e implementam as placas de trânsito instaladas em Niterói.

Os técnicos da NitTrans que trabalham em serviços em alturas superiores a dois metros, como as equipes de manutenção das placas aéreas - instaladas em postes metálicos atravessados por cima das vias - recebem treinamentos sobre a NR-35, que regulamenta este tipo de trabalho e determina meios seguros de trabalhar.

Os treinamentos acontecem cotidianamente na sede da NitTrans e em instalações da empresa em diferentes pontos da cidade; e em tempos de pandemia estão sendo realizados respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento, para que todos se mantenham em segurança e bem treinados para exercer suas funções, motivo principal para os treinamentos.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page