top of page

NitTrans participa do lançamento do projeto Rotas Caminháveis no Barreto

Aconteceu neste sábado, 23, o lançamento do Projeto Rotas Caminháveis no Barreto, parceria da Prefeitura de Niterói entre a NitTrans, a Secretaria Municipal de Governo, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta e a Rede Urban 95. A iniciativa faz parte da requalificação urbana com foco na primeira infância.

A programação contou com o passeio ciclístico Pedal das Crianças, que saiu do Tio Sam e seguiu até o Horto do Barreto. O passeio visa proporcionar pedaladas seguras e divertidas para pais, crianças e toda a família, tendo todo o trajeto acompanhado por operadores de trânsito da NitTrans.

Na chegada ao Horto do Barreto, as crianças puderam interagir e aprender sobre as regras de trânsito na mini pista itinerante, dispositivo facilitador utilizado na Educação Para o Trânsito voltada às crianças, que simula situações cotidianas do trânsito e aborda conteúdos sobre segurança viária e conscientização no trânsito.

Para a realização deste evento, a equipe de sinalização viária da NitTrans trabalhou durante a madrugada dos dias 21 e 22, fazendo a adequação da sinalização horizontal nas ruas Presidente Craveiro Lopes e Dr. Luiz Palmier, realizando a pintura da ciclofaixa, da faixa de travessia de pedestre e da faixa caminhável.

“O Projeto Rota Caminhável do Barreto saiu do papel para a rua através das mãos, rolos, muita tinta, competência, comprometimento de uma equipe unida e que faz a diferença.” Comentou a Chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito, Priscilla Rocha.

O objetivo do projeto Rotas Caminháveis é desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre zero e 6 anos, através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

O projeto reúne um conjunto de iniciativas que começaram a ser idealizadas na cidade a partir de 2020, quando o município passou a integrar a Urban95, ação internacional da Fundação Bernard Van Leer, com o objetivo de formar uma rede brasileira pela primeira infância.




Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page