top of page

Riscos de uso de celulares enquanto dirige supera riscos por ingestão de álcool

19,3% dos brasileiros admitiram usar o celular ao volante


O uso de celular ao volante aumenta em 400% o risco de causar um acidente, revela pesquisa realizada pelo instituto de autoridade de segurança do trânsito dos Estados Unidos. No Brasil, acidentes causados por uso de celular ao volante se tornaram a segunda maior motivação de morte por causa externa, superando o número de acidentes causados por motoristas que dirigiram após o consumo de álcool, aponta associação Brasileira de Medicina do Tráfego - ABRAMET.


A explicação para esse número tão alto fica clara quando se constatou que ao ficar 4,5 segundos olhando para a tela do celular, o condutor de um veículo que está a 50 km/h pode percorrer até 63 metros sem estar olhando para a via, dados que foram retirados do levantamento feito em 2017 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI.


Dados do Ministério da Saúde mostraram que 19,3% da população das capitais brasileiras usam o celular enquanto dirige. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afirmou que comete essa infração. A informação é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel de 2018.


O Detran do Distrito Federal autuou nos anos de 2018 e 2019, respectivamente, 72,6 mil e 77 mil motoristas por estarem utilizando o celular como uma das mãos enquanto dirigiam. Durante o uso de smartphones, a atenção do motorista no trânsito fica severamente comprometida, desviando o foco da visão e da audição para o celular, e assim diminuindo a percepção de possíveis riscos. É importante lembrar que ao não estar totalmente atento às condições do trânsito, o condutor está colocando não somente a sua vida, como a de outras pessoas em risco.


A utilização de celular enquanto dirige é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro e passível de multa de R$ 293,47, além da medida administrativa de 7 pontos na carteira de habilitação. Além disso, o motorista que estiver conduzindo o veículo com apenas uma das mãos ao volante também estará cometendo infração de trânsito que prevê multa de R$ 130,16 e 5 pontos na CNH.




Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page