top of page

Semana da Mobilidade rendeu 85 horas de atividades para a população

Passeios ciclísticos e atividades para crianças foram sucesso entre as atrações



Os eventos da agenda da Semana Nacional do Trânsito, realizada em Niterói entre os dias 18 e 26, renderam 85 horas de ações educativas oferecidas gratuitamente à população. Segundo estimativa da NitTrans, 2.200 pessoas participaram das atividades, que foram realizadas em diferentes regiões da cidade.

A abertura da Semana da Mobilidade aconteceu no sábado, dia 18, com passeio ciclístico de São Francisco ao Barreto e rua aberta ao público no local da chegada, para que a população pudesse aproveitar a via como área de lazer, de forma livre e segura. Na ocasião foi lançado o projeto ‘Rotas Caminháveis do Barreto’, selecionado para integrar a Arbo, plataforma de boas práticas relacionadas à Primeira Infância, desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Urban95.

A mini pista itinerante, que foi montada nos eventos realizados no Barreto, no Parque Rural, no Caminho Niemeyer e em escolas municipais de Niterói, foi um sucesso entre as crianças. O grande tapete de lona com um mapa colorido estampado foi desenvolvido pelo setor de Educação Para o Trânsito da NitTrans em parceria com a Coordenadoria Niterói de Bicicleta e apoio da EcoPonte, voltado a ensinar situações cotidianas do trânsito às crianças. O aprendizado na prática leva os pequenos a conhecer e respeitar as regras de trânsito, identificar e evitar os riscos de acidentes e a agir com atenção e responsabilidade ao transitar nas ruas.

Três lives fizeram parte da programação da Semana da Mobilidade 2021, com participação da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), da Coordenadoria Niterói de Bicicleta e da ONG Bike Anjo. Os temas tratados nas conversas realizadas ao vivo pela internet foram ‘A mulher e a mobilidade’, ‘Bicicleta: ferramenta de transformação - mulheres, liberdade, movimento’ e ‘A mulher e a bicicleta’.

Outros dois passeios ciclísticos foram realizados ao longo da semana: no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, ciclistas niteroienses se reuniram para o passeio ciclístico noturno ‘Niterói Experience’, produzido pelo parceiro da NitTrans Fika Bike Café. Por fim, a Semana da Mobilidade foi encerrada na manhã do domingo, dia 26, com um passeio ciclístico organizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta com operação da NitTrans, da Concha Acústica de São Domingos até o Parque Orla Piratininga.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page