top of page

Trajeto Alameda-Centro terá capacidade de fluxo aumentada em 30%

Alteração no semáforo do Ponto Cem Réis beneficia trânsito no Fonseca


Para aumentar a capacidade de fluxo de veículos no trecho final da Alameda São Boaventura, na chegada à Avenida Feliciano Sodré, e desafogar o tráfego ao longo do Fonseca, o semáforo instalado no cruzamento da Alameda com a Rua Benjamin Constant, no Ponto Cem Réis, passará a ficar mais tempo aberto aos veículos que seguem para o Centro, para o Barreto e para a Avenida do Contorno. A nova orientação vale a partir da próxima terça-feira, dia 30 de março e será monitorada pela equipe de Engenharia de Trânsito da NitTrans.


O ganho em tempo de sinal verde para quem segue da Alameda para Centro, Barreto e Contorno será possível com o fechamento do acesso direto da Benjamin Constant sentido Barreto para a Avenida do Contorno, que provocava um cruzamento triplo. Para ficar aberto, este acesso exigia o fechamento da Alameda e da Benjamin Constant sentido Centro ao mesmo tempo, obrigando o semáforo a funcionar em revezamento de três tempos, dois tempos fechados e um aberto.


O acesso à Avenida do Contorno continua aberto para quem segue da Alameda e da Benjamin Constant sentido Centro. A alteração não afetará o tempo de travessia nas faixas de pedestres na região. Três operadores de trânsito serão posicionados no cruzamento para orientar os motoristas.


A Diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, explica o ganho em mobilidade a partir do novo ordenamento viário do Ponto Cem Réis: “Os novos tempos de luz verde e luz vermelha neste cruzamento permitirão que o sinal fique três minutos aberto nos horários de pico e 40 segundos fechado, para quem sai da Alameda rumo ao Centro, ao Barreto e à Contorno. Antes, o ciclo semafórico era de 2 minutos e 15 segundos aberto e um minuto e dez segundos fechado. Com isso, nos horários de pico aumentaremos em 30% a capacidade de fluxo de saída do Fonseca para três destinos diferentes no mesmo ciclo semafórico, contribuindo para desafogar ainda mais o trânsito na Alameda”.


Com a reorientação viária, motoristas que estiverem no cruzamento da Rua Benjamin Constant sentido Barreto antes da Alameda e rumo à Contorno deverão seguir pela Alameda no sentido Fonseca, entrar à direita na Rua Clotilde de Oliveira Rodrigues, depois à esquerda na Rua Dr. Carlos Maximiano e depois à esquerda na Rua Magnólia Brasil, de onde cruzarão a Alameda de volta ao sentido Centro para então entrar no acesso à Avenida do Contorno, à direita da via.


Os motoristas que estiverem seguindo da Rua São Lourenço para a Avenida do Contorno também deverão seguir o trajeto pelas ruas Dr. Carlos Maximiano, Magnólia Brasil e Alameda sentido Centro, ao invés de entrar na Benjamin Constant. Nesta segunda-feira, 29, a NitTrans instalará novas placas de trânsito na região adequando a sinalização indicativa para os novos trajetos.


Os estudos realizados pela NitTrans mostram que será baixo o impacto viário nas ruas Dr. Maximiano e Magnólia Brasil. Também foi estudada a possibilidade de a Benjamin Constant voltar a ter mão única sentido Barreto, eliminando o tempo semafórico da passagem da Benjamin Constant para a Avenida Feliciano Sodré, mas esta alteração se mostrou menos eficaz, dado o importante volume de trânsito do Barreto para o Centro e o fato de a mão dupla na Benjamin Constant contribuir para a redução do volume de trânsito no acesso à Ilha da Conceição.




Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page