top of page

Engenho do Mato terá sistema binário de trânsito em área escolar

IMG-9150.jpg

Em área escolar, ruas Nicarágua e Honduras passam a operar em mão única e sentidos opostos

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 13, as ruas Honduras e Nicarágua, no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói, passarão a ter orientação de mão única em sentidos contrários uma à outra, formando uma via binária. A Rua Honduras terá sentido em direção à Avenida Central Ewerton Costa Xavier, enquanto a Rua Nicarágua seguirá para a Avenida Irene Lopes Sodré.

 

O objetivo é favorecer a fluidez do trânsito na região, que passou recentemente por obras de recapeamento, e conta com uma área escolar que gera grande movimentação ao longo do dia. Neste fim de semana a Nittrans realiza a atualização da sinalização nas vias, com implementação de plaqueamento e pintura de sinalização horizontal. O fim de semana será de testes antes da entrada em vigor da nova orientação.

 

“Verificamos que nesta área escolar o trânsito fica pesado, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes, porque são vias estreitas, que não comportam mão dupla e estacionamento dos dois lados ao mesmo tempo. Então para melhorar o ordenamento viário realizamos estudos técnicos e decidimos instalar um sistema binário: uma rua vai, outra rua volta”, explica a diretora de planejamento de trânsito da Nittrans, a engenheira Amanda Machado.

 

Para garantir e ampliar a segurança viária na região, que conta com intensa movimentação de pedestres entre moradores, estudantes e responsáveis, a Nittrans vai reforçar a sinalização nas travessias de pedestres e será instalado um semáforo no cruzamento da Rua Honduras com a Avenida Central Ewerton Costa Xavier. Os demais semáforos do quarteirão serão reprogramados para trabalhar em conjunto na nova dinâmica de tráfego local.

 

Haverá área de embarque e desembarque na Rua Nicarágua, na altura do número 20, e na Rua Honduras, nas baias de reentrâncias, de segunda a sexta, entre 7h e 19h. Também será instituída a proibição de estacionamento do lado esquerdo na Rua Nicarágua, no trecho entre a Avenida Central Ewerton Costa Xavier e a Avenida Romanda Gonçalves.

bottom of page