Superpoderosas

 

 

Mulheres relatam o cotidiano no trânsito

 

 

     No Mês da Mulher a NitTrans desenvolveu uma agenda com atividades voltadas às mulheres. Dentre as propostas, foi realizada nesta quarta-feira, 14, um bate papo com o tema “Mulheres no trânsito: superpoderosas na vida e na via”.

 

    O encontro foi realizado no Auditório Leila Diniz, na sede da Imprensa Oficial, no Centro de Niterói, e contou com a participação da Chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha; da supervisora de Trânsito, Cristiane Dias Hatherly; da líder de monitoramento da viação Pendotiba, Júlia Ferreira; da manobrista da viação Santo Antônio, Kátia Santos; da motorista da viação Santo Antônio, Paula Couto; da motorista da 1001,  Elessandra Dias; da policial Rodoviária Federal Beatriz Gaspary; da representante da EcoPonte, Adriana Freitas; e da advogada criminalista Marisa Dreys.

 

     Durante a conversa sobre o cotidiano das mulheres no trânsito da cidade, foram levantadas questões como a importância do ponto de vista feminino para a sociedade, o baixo índice de acidentes de trânsito causados pelas mulheres, a exclusão em algumas funções profissionais e o preconceito. “O preconceito, às vezes, vem de casa. É preciso lutar contra isso”, exclamou a supervisora de Trânsito Cristiane Dias.

 

    A advogada criminalista Marisa Dreys afirmou que “o problema da exclusão da mulher é muito mais profundo, está na sociedade. É uma questão cultural que temos que quebrar. Se a cultura é errada ou é excludente, ela precisa ser quebrada”.

 

Durante toda a manhã as convidadas esclareceram dúvidas da plateia, apresentaram relatos de situações vividas e falaram sobre o que aprenderam com as ocasiões adversas. “O obstáculo é grande, mas a sua vontade tem que ser maior”, disse Elessandra Dias, motorista profissional de ônibus na viação 1001.

 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.