top of page

Supervisores e coordenadores na sala de aula.

 

        Na sala de aula da NitTrans, 18 coordenadores e supervisores ouviram palestras sobre assuntos relevantes na operação do Trânsito. O cel. Antônio Germano, chefe de gabinete, falou sobre a agilidade na entrega dos autos de infração, trabalho que terá o apoio da Fiscalização, setor para o qual acaba de ser designada a cel. Sayonara do Valle com suporte das funcionárias Agatha Rocha e Daiane Martins.

 

        O cel. Alexandre Cony, diretor de Operações, ressaltou a postura correta dos agentes no uso dos gestos e apito para que o trânsito tenha fluidez e mobilidade.  Renata Félix apresentou gráficos sobre acidentes de trânsito mostrando que, de janeiro de 2013 a maio de 2015; houve redução de 79,40% desse tipo de ocorrência na jurisdição da NitTrans.

 

        Priscila Rocha, diretora do Departamento de Educação, ressaltou a importância desse setor na formação dos futuros motoristas e pedestres.  Por isso, há constantes visitas dessa seção da NitTrans aos colégios.  A professora lembrou que em setembro acontecerá a Semana Nacional do Trânsito e a NitTrans prepara um ciclo de palestras e encontros com o tema do evento:

 

“Seja você a mudança no Trânsito”.

 

        O presidente da NitTrans cel. Paulo Afonso Cunha fez considerações sobre os artigos 29 (incisos VII e VIII) e 89 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro.  O primeiro garante a livre circulação e parada  de veículos de prestação de serviço, o segundo, fala sobre a importância dos gestos e sinais dos agentes de trânsito que têm prevalência sobre a sinalização.  Portanto, mesmo que semáforo esteja em vermelho, em nome da fluidez e mobilidade, o agente pode autorizar o avanço para que o trânsito não tenha lentidão ou retenção.Se o sinal estiver verde para os carros e houver pessoas para atravessar a via. O agente pode parar os veículos para que seja feita a travessia porque a prioridade no trânsito é o pedestre.

bottom of page