top of page

Foi realizada na manhã e tarde desta quarta (27), na Escola Grafitinho, em Icaraí, zona sul da cidade, mais uma palestra educativa sobre o trânsito, com a presença do robô-agente Matheus e toda a equipe de educadores da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). O projeto, intitulado Travessia Segura, tem como objetivo ensinar, interagir e multiplicar conhecimentos sobre as leis de trânsito com alunos das redes municipais e particulares. Cerca de 150 alunos, nos dois turnos, entre cinco e dez anos de idade, acompanharam atentamente o discurso do agente-robô e questionaram sobre sinalização, uso de celular pelo motorista, a importância do cinto de segurança e onde as crianças devem ser posicionadas quando transportadas em veículos particulares.

 

Para a coordenadora da escola, Geisa Ribeiro, a iniciativa incentiva os alunos a fiscalizarem os adultos.

 

"Através do lúdico, as crianças aprendem e compartilham as experiências. Já fizemos aqui campanhas de reciclagem e eles alertavam os pais sobre os cuidados com o meio ambiente. No trânsito, esperamos que façam a mesma coisa, alertem os pais e adultos sobre as irregularidades e riscos de acidentes", relatou Geisa.

 

Para o presidente da autarquia, coronel Paulo Afonso Cunha, o projeto é fundamental para a continuação da queda dos índices de acidentes na cidade.

 

"É muito importante manter o projeto. Educação é um dos pilares das diretrizes do trânsito. É muito gratificante ver o quanto essas crianças estão se informando sobre o assunto, questionando o robô sobre diversos assuntos ligados aos acidentes, como alcoolismo, cinto de segurança, entre outros temas. O objetivo é dobrar o número de visitas, para que todas as escolas municipais e também uma grande parte das escolas particulares possam ter o melhor entendimento na orientação as crianças, professores e pais", afirmou coronel Paulo Afonso Cunha.

 

bottom of page