20-11-2016 
VAMOS CELEBRAR A VIDA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Sem antes esquecer que no TRÂNSITO, TODOS podemos ser vítimas, se não nos conscientizarmos que PODEMOS SER E FAZER A DIFERENÇA NO TRÂNSITO!!

 

   Pouca gente sabe, mas, o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO não é só um dia a mais na agenda para lembrar de quem foi morto em acidentes, tampouco uma data triste.

 

  Foi instituído pelo movimento internacional Road Peace, em 1993, e abraçado pela ONU, em 2005, como um dia para CELEBRAR A VIDA, a cada terceiro domingo de novembro.

 

  Desde então, tornou-se temático, com o objetivo de propor reflexões acerca de assuntos relacionados com a violência no trânsito. Não só as que resultam em óbitos, mas também em respeito aos sobreviventes que tiveram de aprender com a dor física e emocional, com órteses e próteses, com as sequelas neurológicas e também em respeito à dor de suas famílias. Impossível não lembrar do trabalho das equipes de apoio e resgate.

 

  O tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito deste ano é: “Cuidados Médicos, Investigação e Justiça” e corresponde ao 5º pilar do Plano Global para a década de ação.

 

   Dentre as reflexões que propõe estão: atendimento rápido para salvar vidas e diminuir sequelas; investigação aprofundada do acidente e punição exemplar a quem o provocou para eliminar o sentimento de impunidade e proporcionar justiça aos enlutados e feridos.

 

   O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito surgiu da necessidade das vítimas e de seus entes queridos associados ao movimento Road Peace, no Reino Unido, em 1993, em terem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas.

Para lembrar o mundo que todos podem ser vítimas de acidentes, mas não de uma forma triste, enlutada, mas, em uma celebração pela vida.

 

   Em outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução 60/5 para melhorar a segurança rodoviária no mundo. A resolução convida os Estados-Membros e a comunidade internacional a designar o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial de lembrança às Vítimas da Estrada.

 

  A celebração deste dia é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes, e enfatizar a necessidade de intensificar os esforços para controlar este importante problema de saúde e desenvolvimento de apoio às vítimas.
 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.