Workshop Mobilidade 

 

Virada da Mobilidade

 

Especialistas debatem mobilidade urbana sustentável

 

A NitTrans e a Prefeitura de Niterói realizaram nesta quinta-feira, 19, o Workshop de Mobilidade, evento parte da agenda da Virada da Mobilidade, na Semana Nacional do Trânsito. O workshop foi dividido em duas mesas que abordaram as iniciativas para desenvolvimento da mobilidade urbana em Niterói.

 

A mesa ‘Caos da metrópole – desafios e perspectivas da mobilidade’ teve como mediador o Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, que apresentou projetos da prefeitura que estão em andamento e visam ampliar as vias com ciclofaixas e ciclovias, incentivando a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

 

Durante sua fala, foi exposto o projeto das novas avenidas Marquês do Paraná e Visconde do Rio Branco, que serão revitalizadas e passarão a ter ciclovias exclusivas e passeio arborizado.

 

“O intuito é estimular a população a se deslocar de maneira sustentável, seja a pé ou por meio de transporte não motorizado, principalmente entre distâncias curtas, como entre o Centro e Icaraí”, explicou Barandier.

 

A segunda mesa, ‘Modelos de Financiamento da Mobilidade Sustentável’, foi mediada pelo subsecretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Rogério Gama, e teve como tema os modelos atuais de financiamento para obras e projetos que priorizem a mobilidade urbana.

 

Também participaram do evento a antropóloga representante da ONG Bike Anjo, Vivian Garelli, o pesquisador de Cidades Inteligentes pelo instituto de Computação da UFF, Luiz Satoru, o professor do programa de engenharia de transportes da UFRJ, Rômulo Orrico, a gerente de Mobilidade Urbana do BNDES, Anie Amicc, o gerente executivo de Governo de Niterói, André Felipe Pery, e o subsecretário municipal de Finanças, Luiz Heitor.

 

PREFEITURA DE NITERÓI - NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A - Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020- Terminal Rodoviário Roberto Silveira. Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 Tel. 2621-5558.