top of page

A Empresa:

 

A NITTRANS é uma entidade da Administração Indireta do município de Niterói, com personalidade jurídica de direito privado e natureza jurídica de sociedade de economia mista, criada pela Lei Municipal nº 2.283, de 28 de dezembro de 2005.

Tem por finalidade planejar, organizar, coordenar, regulamentar e fiscalizar o tráfego, o trânsito e o sistema viário municipal, observado o planejamento urbano municipal e a competência da Administração Direta nos serviços concedidos e no controle da prestação de serviços públicos relativos a transporte coletivo e individual de passageiros.

Em virtude da Lei Municipal nº 3.852, de 12 de dezembro de 2023, a NITTRANS passou a ser entidade executiva de trânsito do Município de Niterói, respondendo pelas competências previstas no art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), tornando-se parte integrante do Sistema Nacional de Trânsito. Inclusive, sua denominação foi alterada para Niterói Trânsito S.A. – NITTRANS.

A NITTRANS é representada por seu Presidente e composta pelas Diretorias de Administração, de Finanças, de Planejamento de Tráfego e Infraestrutura Viária e de Trânsito.

 

Ação:

Planejamento e desenvolvimento de projetos e regulamentação da circulação de pedestres, motoristas e ciclistas em vias públicas; - Implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização e dos dispositivos e equipamentos de controle viário; - Desenvolvimento e implantação de medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, visando à qualidade do meio ambiente; - Coleta de dados estatísticos e elaboração de estudos técnicos sobre os acidentes de trânsito e suas causas; - Desenvolvimento de projetos e programas de Educação para o Trânsito.

 

Missão:

 

Contribuir para o desenvolvimento e implementação das Políticas Públicas Sociais voltadas para a modernização do sistema viário, transportes e trânsito do Município de Niterói. Atuar em conjunto com outros órgãos públicos na implantação das medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito.

Visão

 

 A NITTRANS tem como meta a excelência do gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes, trânsito e do sistema viário da cidade, sua modernização, eficiência e segurança, bem como a educação, formação e conscientização de condutores, passageiros e pedestres para um trânsito mais humano e seguro.

 

Valores:

 

Qualidade; Eficiência; Capital Humano; Transparência; Respeito à vida Humana.

bottom of page